O ingurgitamento da mama é um fenômeno natural nos primeiros dias do nascimento da criança, contudo, se permanecer por mais tempo, causa muito desconforto às mulheres. Os remédios caseiros para ingurgitamento são formas eficazes e seguras de reduzir sua duração e prevenir complicações.
O leite empedrado é uma condição patológica ou natural que ocorre devido à saturação dos vasos fluidos. Depois de ter o bebê, o peito das mulheres é cheio de leite amarelado chamado colostro, também chamado de pré-leite, pois contém menos gordura, açúcar e mais proteína do que leite materno maduro.
A chegada do colostro causa ingurgitamento que geralmente desaparece após alguns dias em condições normais. Se persistir por um longo período, os seios ficam propensos a infecções e causam desconforto severo para as mulheres.
Edema e abundância de leite são causas de leite empedrado primário. Os fluidos administrados no momento do nascimento da criança podem causar edema, enquanto algumas mulheres produzem mais leite do que o neném necessita, e essa superabundância de leite causa ingurgitamento. O ingurgitamento secundário é causado por alimentação retardada ou menor consumo de leite pelo bebê.
Essa condição requer tratamento e os remédios caseiros naturais e seguros de reduzir as chances de infecção e aliviar o desconforto em pouco tempo. As receitas caseiras paraleite empedrado são úteis e fáceis de usar métodos para eliminar o problema e proporcionar alívio para a mãe lactante.
Sintomas de leite empedrado
O peso, o aperto e os seios mais cheios, mesmo após alguns dias de nascimento e persistência da criança em mamar, mesmo quando o corpo parou de produzir colostro e passou a amadurecer o leite, é um sintoma de ingurgitamento.
Seios mais macios e mais claros após a alimentação do bebê também sugerem sintomas do mal. Se os mamilos estiverem achatados e a criança não for capaz de engolir os tecidos da aréola enquanto chupa leite juntamente com o aperto das mamas, isso significa leite empedrado.
Algumas mulheres sofrem com febre leve também junto com aperto e plenitude nos seios devido à infecção. Se o neném continua com fome, embora os seios da mãe estejam cheios de leite e ele acabe sugando mais do que o natural, isso também caracteriza um sintoma de ingurgitamento.
Se o leite flui entre as mamadas, também é um sinal claro.
Mulheres que sofrem com mamilos rachados ou doloridos também podem sofrer com leite empedrado devido à menor ou lenta remoção de leite dos bustos. Geralmente as mães reclamam dos sintomas mais graves e de maior duração após o nascimento do primeiro filho que diminuem após o nascimento do segundo ou terceiro filho.
Os melhores e mais fáceis receitas caseiras para leite empedrado
Os remédios caseiros para ingurgitamento mamário podem curar o problema em um curto espaço de tempo e manter a saúde da mãe lactante em bom estado.Massagear os peitos funciona como uma das coisas mais eficazes para esse mal.
- Massagem aumenta o fluxo de leite e o bebê pode sugar facilmente toda vez que alivia os seios. A massagem deve ser feita entre as mamadas. Isso aumentará o fluxo de leite e diminuirá a dor conforme os seios vão se enchendo novamente.
- Alimentar o bebê algumas vezes em intervalos regulares, inclusive à noite, é uma das formas mais simples para o leite empedrado. A remoção do leite alivia os seios e, uma vez mantido o equilíbrio entre a produção e o consumo, o problema desaparece.
- Mude de lado enquanto alimenta o bebê para que cada seio seja aliviado. Isso funciona também de forma eficaz para o ingurgitamento.
- Folhas de repolho têm sido usadas como receita caseira para esse mal desde os tempos antigos. Pegue duas folhas de repolho e esmague-as para que seu tamanho seja igual ao tamanho dos seios. Cubra-os com estas folhas e use um sutiã para mantê-los em posição. Deixe permanecer por 20 minutos e repita por duas vezes por dia.
- Este é um dos remédios caseiros mais eficientes para o ingurgitamento. Pare de fazer este tratamento assim que o problema estiver começando a diminuir, já que o uso excessivo dessa técnica pode diminuir a produção de leite em algumas mulheres.
- Folhas de confrei também são bastante usadas nesse caso. Coloque pouco de água para ferver. Pegue um punhado de folhas de confrei, distribua sobre uma peneira e segure-a acima da água quando ela começar a ferver. Continue movendo as folhas e deixe o vapor bater em cada uma para que fiquem úmidas.
- Retire após alguns minutos e envolva-as em um pano fino, aplicando sobre seus seios e usando um sutiã para segurar. Deixe-os ficar por 30 minutos e repita o procedimento mais uma vez no final do dia.
- A aplicação de gelo nos seios também alivia a tensão e a plenitude nos bustos e alivia a pressão do excesso de leite. Aplique compressas de gelo ao invés de aplicar gelo diretamente nos peitos.
- Usar bombas de peito para alimentação também funciona bem. Os bebês são incapazes de sugar o peito adequadamente quando os seios estão inchados, o que agrava o problema à medida que a remoção do leite diminui e o corpo da mãe continua produzindo leite novo. Bombas de mama facilitam o consumo de leite que proporciona alívio.
- Tome um banho de água quente se os seios estão se sentindo muito cheios entre as mamadas. Uma compressa de toalha quente antes da alimentação facilita o fluxo suave de leite que ajuda a aliviar a pressão nos bustos.
- Evite usar sutiãs justos e verifique a posição adequada do bebê durante a alimentação. Aperte delicadamente os seios enquanto o bebê está tentando sugar para aumentar o fluxo de leite e tente aplicar uma pressão suave a cada ponto para que o seio seja esvaziado completamente.