Em geral, muitas pessoas não estão acostumadas com a família de plantas de malva, que inclui o marshmallow, malva almíscar, malva crespa e malva alta.
Mas deveriam ser, pois essas plantas oferecem muitas propriedades terapêuticas.
A malva crespa, também conhecida como Malva crispa está entre as plantas mais nutritivas e saudáveis.
Se você está considerando incorporá-la em sua dieta, deve saber que é saborosa, saudável e cheia de propriedades medicinais e ingredientes anti-inflamatórios.
VEJA TAMBÉM
receita caseira para mau hálito
Um pouco sobre a malva crespa
A planta de malva crespa floresce entre janeiro e abril e está no auge após a estação chuvosa, o que faz com que as folhas fiquem moles e tenham um sabor mais intenso.
Como já mencionado, a malva crespa tem muitos benefícios nutricionais e de saúde, e é considerada, na medicina alternativa e chinesa, muito eficaz no tratamento de uma variedade de problemas e doenças.
A planta é rica em proteínas, ferro, minerais e vitaminas B, A e C, e também contém os antioxidantes polifenóis, taninos e flavonóides que combatem os radicais livres no organismo, além de ácido malválico, ácidos graxos insaturados e estercúlico.
Em seu uso medicinal, emprega-se as folhas secas, raízes e flores.
Para se beneficiar dos benefícios de cura da malva crespa, é recomendável que você consuma o extrato da planta como uma infusão.
Benefícios para a saúde da malva
Trata as afecção na boca, úlcera, dor de ouvido e das pálpebras, laringe e principalmente trata a halitose.
Já foi comprovado que as propriedades curativas da planta são mesmo eficazes, e que o uso de drogas contendo malva para o tratamento de uma dor de garganta e uma tosse seca, têm seus efeitos garantidos.
Protege as gengivas de infecções
As folhas de malva crespa contêm componentes antibacterianos e anti-inflamatórios que protegem as gengivas e a cavidade bucal de doenças e infecções.
Os polifenóis presentes na planta impedem o desenvolvimento da placa bacteriana pela sua capacidade de combater os radicais livres.
Aqueles de nós que sofrem de inflamação das gengivas sabem que este é um fenômeno perturbador e recorrente que afeta nossa qualidade de vida e muitas pessoas acham difícil encontrar uma solução permanente.
Usar o chá de malva como enxaguante bucal pode ser uma maneira natural e eficaz de tratar a saúde de sua cavidade bucal regularmente.
Chá de malva para o tratamento de mau hálito (halitose)
Mau hálito (halitose) é geralmente causada por bactérias que crescem na boca e que podem causar doenças como gengivite e cáries.
Portanto, além de ser um problema cosmético, a halitose pode ser um sintoma de outras doenças mais graves dos dentes e gengivas.
Muitas ervas freqüentemente usadas na cozinha e para a preparação de várias bebidas como chás de ervas e bebidas alcoólicas contêm óleos voláteis que são antibacterianos e, portanto, podem ser úteis para o tratamento natural da halitose.
A malva crespa é uma delas.
De fato, muitos tipos comercialmente disponíveis de enxaguante bucal e creme dental contêm extratos de malva crespa.
Por conseguinte, é bastante natural pensar em usar essa erva por conta própria como um remédio natural para o alívio da halitose.
Devido aos seus efeitos antibacterianos, ela também pode ser usados para o tratamento de infecções do trato respiratório superior, como a gripe e o resfriado comum.
Receitas de chá de malva crespa para halitose
Infusão de malva crespa
Ingredientes:
- Um punhado de folhas e flores secas de malva crespa;
- 1 litro de água.
Modo de fazer:
- Coloque a malva crespa em uma panela cheia de água;
- Ferva a água com a malva e cozinhe por cerca de 10 minutos;
- Depois de terminar de cozinhar, desligue o fogo.
- Deixe o preparado tampado durante a noite;
- Coe o líquido e beba quente ou frio.
Chá de malva crespa
Ingredientes:
- 20 gramas de malva crespa seca;
- 200 ml de água.
Modo de fazer:
- Coloque a água para ferver;
- Quando atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente a malva crespa;
- Tampe e deixe descansando por aproximadamente 10 minutos;
- Coe e sirva.
Este chá pode ser tomado ou feito o gargarejo no caso de uso como auxiliar no combate a halitose.