O odor na vagina é um problema que diversas moças enfrentam em suas rotinas diárias.
Pode ser muito embaraçoso chegando até a restringir as mulheres que sofrem com o mal, fazendo com que se sintam inseguras em público ou envergonhadas com seus parceiros.
Se você está sofrendo com esse problema não se desespere.
No texto a seguir vamos analisar as possíveis causas do mau odor vaginal e conheceremos diferentes remédios naturais para eliminá-lo completamente.
O que causa o mau odor na vagina?
A vagina é um ambiente úmido, rico em flora e fluidos, que produzem umidade e secreções bacterianas.
As secreções vaginais são um produto da combinação desses fluidos e bactérias, e às vezes podem emitir um certo odor.
A maioria desses aromas é normal, desde que não sejam excessivos.
No entanto, se notarmos que esses cheiros repentinamente se tornam mais fortes e insuportáveis, talvez estejamos enfrentando um problema de saúde.
Algumas das causas mais comuns de mau odor na vagina são:
- A vaginose bacteriana (VB) ou infecções por leveduras vaginais: Uma alteração no pH vaginal (o nível normal seria entre 3,8 e 4,2) pode causar a proliferação de organismos normalmente presentes na vagina, provocando uma infecção e, com isso, o mau cheiro. O mau odor vaginal causado por este tipo de infecção tem um cheiro característico de peixe.
- Falta de higiene: É importante manter uma higiene diária de todo o nosso corpo, mas principalmente das nossas partes íntimas, pois elas são muito mais delicadas. Má higiene, ou um acúmulo excessivo de suor nessa área, pode estar causando o mau cheiro.
É importante usar sabonete com pH neutro já que a área vaginal é muito delicada, e um sabonete normal pode desequilibrar seu pH, produzindo irritações.
- Corpos estranhos alojados na vagina: Outra causa de um mau odor vaginal pode ser a presença de um corpo estranho alojado no local, como um tampão. Se algo ficar muito tempo dentro, alterará o ecossistema davagina, produzindo uma infecção que causará o mau cheiro.
- Tricomoníase: doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) também podem produzir um mau cheiro. Especificamente, a tricomoníase é uma infecção que normalmente produz mau cheiro.
- Alterações hormonais: a quantidade de fluxo varia ao longo do ciclo menstrual. Terapias hormonais, pílulas anticoncepcionais e cremes vaginais podem ter um efeito sobre o pH vaginal e, consequentemente, sobre o odor.
As alterações hormonais causadas pela menstruação, menopausa ou mesmo gravidez, também podem causar uma descarga aquosa com um mau cheiro.
- Dieta: O que comemos também pode influenciar diretamente. Alimentos condimentados, condimentos fortes, como alho ou cebola, e alimentos como espargos, podem aumentar a quantidade de corrimento vaginal e também de seu cheiro.
- Certos medicamentos: Alguns medicamentos, como antibióticos, podem afetar o equilíbrio bacteriano da vagina, causando alterações no olfato.
- Câncer: Embora seja o motivo menos frequente, tanto o câncer cervical quanto o vaginal podem causar secreções vaginais com mau cheiro.
Visto todos os motivos que podem causar esse problema é importante procurar um médico caso haja suspeita de algo mais sério, é sempre bom prevenir
Receitas naturais contra o mau cheiro vaginal
Por qualquer motivo, o mau odor na vagina é sempre muito embaraçoso e pode nos fazer sentir desconfortáveis e inseguros constantemente.
Não deixe o cheiro vaginal condicionar sua vida social, elimine-o completamente com os seguintes remédios naturais:
1- Feno-grego
O feno-grego é especialmente benéfico para as mulheres, porque regula os hormônios que promovem o equilíbrio hormonal e eliminando assim o mau cheiro causado por desequilíbrios hormonais. Também é benéfico para regular o ciclo menstrual se consumido regularmente.
Para colocar os efeitos desse remédio em prática, podemos consumir feno-grego na forma de chá ou usá-lo topicamente.
- Chá de feno-grego: Para fazer o chá, amasse uma colher de sopa de sementes de feno-grego com a ajuda de um pilão. Aqueça um copo de água até ferver e adicione as sementes moídas. Deixe esfriar por cerca de 10 ou 15 minutos e seu chá estará pronto para beber.
É aconselhável tomá-lo diariamente por pelo menos duas semanas para que funcione corretamente.
- Feno-grego usado topicamente: Adicione 3 colheres de chá de sementes de feno-grego em um litro de água e ferva em fogo médio por meia hora. Deixe esfriar e lave suas partes íntimas com esta água. Repita este processo 3 vezes ao dia para eliminar completamente o seu odor.
2 – Iogurte natural
O iogurte natural é rico em lactobacilos, bactérias saudáveis que restauram os níveis normais de pH vaginal, reduzindo a infecção por bactérias e também infecções fúngicas, como a candidíase.
É aconselhável tomar dois iogurtes naturais por dia para fornecer ao nosso corpo o equilíbrio necessário.
Também se pode aplicar iogurte natural topicamente.
Pegue um pedaço de algodão ou um absorvente e mergulhe bem no iogurte natural.
Aplique na vagina e deixe agir por algumas horas.
Em seguida, retire o algodão ou o absorvente, lave a área com bastante água e seque bem.
Repita este processo diariamente por pelo menos uma semana.
3 – Alho
As propriedades antissépticas, antifúngicas e bactericidas do alho nos ajudarão a erradicar as bactérias e fungos que podem estar causando o mau odor na vagina.
- Alho ingerido: Para ingeri-lo, é aconselhável comer 1 ou 2 dentes de alho cru, com um copo de água morna, todas as manhãs com o estômago vazio. Você também pode incluir alho em suas refeições e molhos, para aumentar o seu efeito.
- Alho usado topicamente: Para usá-lo topicamente, introduza um dente de alho descascado e bem lavado na vagina e deixe agir por algumas horas. Em seguida, remova-o e lave-se bem.
Se preferir, em vez de um alho inteiro, você também pode fazer uma pasta de alho esmagando alguns dentes, e aplicando-o depois tanto dentro como fora da vagina.
Deixe agir por 10 minutos e depois lave bem.
Repita um dos dois processos algumas vezes por semana, para finalmente eliminar o odor vaginal produzido por bactérias ou fungos.
Infelizmente muitas pessoas relatam ardor ao usar este método, então atenção
4 – O vinagre de maçã:
O vinagre de maçã tem propriedades antifúngicas e antimicrobianas. Isto, juntamente com a sua capacidade de equilibrar naturalmente os níveis de pH, tornam-no um produto ideal para combater o mau odor na vagina.
- Vinagre de maçã tomado por via oral: Dilua 4 colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo de água e tome essa mistura uma vez por dia. Isso não só irá equilibrar o pH da sua vagina, mas de todo o seu corpo.
- Vinagre de maçã usado topicamente: Para usá-lo de maneira tópica, podemos fazer isso de três maneiras diferentes:
- Dilua um pouco de vinagre de maçã em água morna e lave sua vagina com essa mistura.
- Mergulhe um tampão ou um pedaço de algodão em vinagre de maçã diluído em água e insira-o na vagina.
- Deixe agir por uma hora, remova-o e lave bem.
- Encha sua banheira com água morna e adicione 3 xícaras de vinagre de maçã.
- Então, sente-se nesta água por 30 minutos e lave a genitália depois.
- Se você quer economizar água, não precisa encher a banheira completamente, só até cobrir as pernas.
Agora que você conhece as possíveis causas e diferentes remédios para se livrar do seu mau odor vaginal, não há motivo para ter vergonha, penas lute contra ele e derrote-o.